domingo, 5 de abril de 2015

Ensino da matemática de forma diferente no Sesi Escola



Quem disse que aprender matemática é algo sem graça e complicado? Na maioria das vezes os números se tornam os grandes vilões e os responsáveis por aumentar ainda mais a rejeição pela matemática. No entanto, uma nova proposta do Sesi Escola está sendo colocada em prática para diminuir a negativa dos alunos com a disciplina e facilitar ainda mais o aprendizado. Com a nova proposta, os estudantes aprendem de uma maneira divertida e descomplicada a disciplina.
“Os alunos tem vários métodos para aprender a matemática, seja com jogos ou materiais físicos. Cada professor pode acompanhar o desenvolvimento do aluno. Em cerca de um mês da inauguração deste espaço, tivemos um retorno bem positivo. As crianças e adolescentes aprendem brincando, o que se torna muito mais divertido”, explica a supervisora do ensino fundamental do Sesi Escola, Fabíola Dalsasso.
A sala atualmente é utilizada pelos alunos do 5º ao 9º ano e também pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). “Os equipamentos também são um diferencial. Usamos jogos específicos para cada competência que o professor seguirá com seus alunos”, enaltece a supervisora da Educação de Jovens e Adultos, Simone Miguel Gonçalves.
O ensino por parte dos professores se divide em duas etapas, uma na sala de aula convencional outra na sala de matemática. “Nós primeiro realizamos um trabalho dentro da sala de aula. De forma alguma este novo método substituiu o professor.
Eles inicialmente vêem o conteúdo e depois o praticam neste novo espaço onde trabalham com os jogos. Cada aluno possui sua senha e pode acessar de casa e desta forma o sistema dá todo o acompanhamento. Há um gráfico de desempenho que o professor pode analisar. Nele estão listadas todas as atividades realizadas, as que ainda faltam ser concluídas e também a quantidade de erros e acertos de cada estudante”, explica a professora de matemática do EJA, Cristiane Cypriano da Silva.
Outro diferencial é que o aprendizado vai além da plataforma virtual. “Nós temos os materiais concretos que fazem toda a diferença. Com os blocos sólidos que servem para trabalhar o volume, por exemplo. Cada aluno consegue tocar naquilo que está estudando”, complementa Cristiane.
Alunos aprovam o novo método - Para os maiores interessados, os estudantes, as novas atividades vêm agradando. “Nós aprendemos de uma forma diferente do que seria na sala de aula. Conseguimos fazer as atividades, de uma maneira descontraída e sem deixar de aprender. Está sendo muito legal”, afirma a estudante do 7º ano, Sabrina Broch Heleodoro.

Colaboração: Jessica Pereira/Comunicação Sesi

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