quinta-feira, 16 de abril de 2015

Olimpíada de Matemática e Programa Câmara Mirim

PROGRAMA CÂMARA MIRIM DE CRICIÚMA

O programa tem por objetivo estimular a cidadania e a participação política entre os estudantes. Será composto por 17 Vereadores Mirins, escolhidos através de uma eleição entre as escolas públicas e particulares da rede de ensino de Criciúma. Eleitos e diplomados em sessão específica para este fim, os Vereadores Mirins poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de requerimentos e indicações. O mandado é de uma Sessão Legislativa.

Podem participar educandos do quinto ao oitavo ano, e que até a data da eleição não tenham completado 16 anos. A escolha se dará por meio de eleições organizadas pelas instituições de ensino.

Participe. Seja um Vereador Mirim.
https://www.youtube.com/watch?v=ucnJHXgogAU
Publicado em 17 de abr de 2015
Projeto Câmara Mirim foi apresentado oficialmente nesta quinta-feira (17-04), no Salão Ouro Negro da Prefeitura Municipal. Vereadores e autoridades e diretores das escolas estiveram presentes no evento.

MEU  TEXTO
Há trinta e cinco anos eu era uma das alunas do curso de Magistério de uma escola de Concórdia, no oeste catarinense. Enquanto o Muro de Berlim caía, ouvi de alguns professores que como cidadãos tínhamos o dever de acompanhar as sessões da Câmara de Vereadores para conhecermos os projetos, as discussões e os trabalhos desenvolvidos por esse poder legislativo. Eu segui o conselho deles e hoje recordo disso, achando até engraçado. Quase todas as terças-feiras, eu, um senhor que tinha um rádio vermelho e um vendedor do jogo do bicho estávamos na plateia.
Algumas pessoas que conviviam comigo não entendiam meu interesse pelo que acontecia nesse espaço político. Outras pensavam que eu era uma petista, pois nessa época o Partido dos Trabalhadores começava a despontar no cenário nacional. Um dia ganhei um Manual do Vereador e pude compreender melhor o que é um projeto, um requerimento, uma indicação, uma moção, entre tantas coisas. Não lembro por quanto tempo frequentei aquela casa e nem sei avaliar como o que ouvi lá ajudou na minha formação política. O fato é que essas recordações me incentivaram a representar a Secretaria de Educação de Criciúma no Programa Vereador Mirim.
No meu trabalho não costumo investir energia em coisas que não gosto ou não acredito que valem à pena. Aceitei colaborar com a ideia dos mentores desse projeto porque sinto necessidade de mobilizar os talentos de nossas escolas. Temos mentes que precisam ser acordadas para a sua função social, para fazer diferença nesse mundo e transformar a realidade em que vivem. Minha preocupação é que nós, cidadãos adultos, tenhamos a clareza dos objetivos e das intenções desse programa. É importante vislumbrar um futuro em que a sociedade participe mais das questões que envolvam seus interesses. Penso que nossos alunos terão oportunidades valiosas de iniciar esse processo de responsabilidade com o mundo que em vivem.
As escolas municipais que proporcionaram um momento para que eu pudesse falar com os alunos sobre as Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas já conhecem meu discurso de educadora inconformada com os resultados de nossa cidade: “Minha dor é saber que em 10 anos, Criciúma nunca recebeu uma medalha de prata ou de ouro nessa olimpíada. Conquistamos apenas 10 medalhas de bronze.” Temos culpados? Em minha opinião somos vítimas da falta de estrutura, de iniciativa, de informação e de fé. Eu não perdi a noção da gravidade do desinteresse dos alunos em relação aos estudos, do desafio que é lidar com a falta de limites e de respeito e das dificuldades em construir uma proposta pedagógica transformadora. Não esqueci o que vivenciei por vinte e um anos em sala de aula, em apenas dois meses numa coordenação. Agora, mais do que nunca, reconheço o valor dos profissionais que estão em cada unidade escolar trabalhando diretamente com os alunos. Ter ideias é fácil, o duro é colocá-las em prática com eficiência. Mas se a comunidade escolar acreditar que o esforço compensa, o caminho trilhado terá mais flores do que buracos.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP - e o Programa Vereador Mirim podem abrir portas para o futuro de nossos alunos. São propostas que provocam a curiosidade, criam desafios, geram sonhos e despertam para a busca de soluções para os problemas. Uma das mais famosas medalhistas da OBMEP, Tábata do Amaral Fontes, estuda nos Estados Unidos e disse algo que arrepia as almas educadoras sensíveis: “Meu sonho alto é voltar para o Brasil e mudar a Educação brasileira.” Eu finalizo: “Meu maior sonho é encontrar jovens criciumenses pensando em ficar aqui e mudar a realidade da sua terra, do seu povo e das suas próprias vidas.” Isso só acontecerá se os adultos que os cercam tiverem fé e mostrarem caminhos possíveis que conduzam para o progresso moral e intelectual.
Ana Lúcia Pintro
Coordenadora Pedagógica da Secretaria de Educação de Criciúma


Senhores/as Diretores/as
Conforme convite encaminhado pela comissão do Projeto Vereador Mirim, estaremos reunidos, no Salão Ouro Negro, no dia 16 de abril, às 19 horas, para realizar o seu lançamento.
Quero me apresentar como a coordenadora que representa a Secretaria de Educação nesse projeto e coloco-me a disposição para colaborar com as escolas que realizarem suas inscrições.
Como gosto muito de expressar por escrito o que penso encaminho o texto abaixo e aguardo a participação de vocês nesse evento. 

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