quarta-feira, 13 de maio de 2015

Projeto: Criando habilidades em Matemática



EMEF Professora Lili Coelho
 

Professoras: Scheila Gerhardt Albano e Mariléia
Objetivo

             Proporcionar aos alunos dos 8ºs e 9ºs anos que pratiquem e despertem suas habilidades em matemática através de aulas reforço de matemática no contraturno, reforçando o conteúdo da matemática básica, o conteúdo aprendido em sala de aula e os preparando para obter um melhor desempenho disciplinar.

Referencial
             Não é de hoje que muitos alunos tem uma certa dificuldade na compreensão da matemática, principalmente na interpretação de problemas. Para esses alunos com dificuldade em sala de aula, o ideal seria um acompanhamento individual. Mas cada vez fica mais difícil para o professor em sala de aula dar esse suporte, pois além de ter de cumprir seu planejamento, são cada vez mais alunos dentro de uma sala de aula, dificultando assim ao professor dar essa atenção que certos alunos com déficit de aprendizagem matemática necessitam.
            Por isso a importância de se estar fazendo um trabalho extracurricular com esses alunos, onde nesse período, o professor vai poder estar dando o suporte individual que o aluno necessita, podendo estar reforçando a matemática básica, estar explanando os conteúdos abordados em sala de aula, e em alguns casos estar aprimorando o que já sabem e estar os preparando para os desafios que no futuro virão. Desafios esses, aos alunos do 9º ano, que nos dias de hoje tem possibilidades de estar fazendo um ensino médio profissionalizante, um ensino médio técnico, ou estágio remunerado no programa jovem aprendiz, com a possibilidade de se fazer aulas reforços de matemática, eles poderão construir habilidades para poder estar se preparando para as provas que virão e podendo estar sendo aprovado em um curso desse porte, ou outros.
            A matemática não é um “bicho de sete cabeças” como a maioria a traduz. A matemática é simples, é essencial no dia a dia de todos. Mas ela se torna simples, quando compreendida e praticada. Por isso que para os alunos com alguma dificuldade em matemática, precisa-se desse suporte individual, para que se possa trabalhar a matemática de forma que esses a compreendam, pois cada um tem uma maneira e um tempo de compreendê-la, vai do professor, ter paciência e buscar maneiras que possa assim estar transformando essa dificuldade matemática em habilidade matemática, mais isso só se dá se houver a prática.

Projeto
             O projeto consiste em estar trabalhando individualmente no contraturno com os alunos que apresentam em sala de aula, dificuldades na compreensão da matemática.
As aulas acontecerão semanalmente, nas quintas-feiras, abrangendo os alunos dos 8ºs e 9ºs anos da EMEF Profª Lili Coelho. As aulas serão ministradas pelas professoras Scheila e Mariléia no período vespertino. Serão a princípio doze alunos dos 8ºs anos 01 e 02 no horário das 13:00 as 14:00 horas e 12 alunos dos 9ºs anos 01 e 02 no horário das 14:00 as 15:00 horas.
            Serão convidados a participar os alunos que se esforçam para aprender a matemática em sala de aula e mesmo assim apresentam dificuldades da compreensão matemática, e apresentam déficit de anos anteriores e principalmente na matemática básica. Não preenchendo o número de alunos, seja por não interesse ou desistência, será visto os alunos que tem interesse em estar ocupando as vagas e assim o professor que está em sala poderá estar definindo quem a preencherá.
            As aulas serão ministradas conforme a necessidade dos alunos. Serão dadas prioridades as dúvidas de cada um e paralelamente serão dadas atividades diversas e problemas diversos – de diversos níveis de séries - contemplando aplicações matemáticas, para que eles possam desenvolver com eficiência suas habilidades e obtenham uma compreensão até então neles adormecida. Serão trabalhados também jogos matemáticos que estimulem o raciocínio lógico, e os estimulem a estar efetuando cálculos mentalmente, logicamente e cada vez mais ágeis. Além de trabalhar questões paralelas ao conteúdo aprendido e que são cobrados em provas, seja de desempenho, seja classificatória, os preparando para serem jovens capazes e aptos para os desafios futuros que muitos enfrentaram para serem excelentes profissionais.

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