sábado, 16 de maio de 2015

PROJETO CUBO MÁGICO

Elaboração:Coordenação de Matemática da Secretária de Educação de Criciúma.

Público Alvo: Alunos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Criciúma (6º ao 9º Ano)

Justificativa
    O cubo mágico é um quebra-cabeça tridimensional intrigante, popular e barato.
É um recurso que pode ser aproveitado para desenvolver a inteligência espacial e as capacidades cognitivas, como o foco, a percepção, a memória, o raciocínio, a linguagem lógica, estratégias e tomada de decisões. Desenvolve habilidades, como seguir instruções, resolver de problemas, organizar sequencias, pensar de maneira crítica e ter perseverança.As principais vantagens da adoção do cubo são o aumento da concentração, a prática da disciplina e a sociabilidade.
O cubo mágico pode ser usado como instrumento de estudos dos conceitos de área, perímetro, volume, ângulo, algoritmos, enumeração, geometria e álgebra.
A montagem do cubo requer mais memorização do que raciocínio lógico. A maioria das pessoas desconhece que para montá-lo é preciso conhecer alguns algoritmos. 

Objetivos
 ·         Aumentar a concentração, a disciplina e a sociabilidade dos alunos.
 ·         Pesquisar a história, curiosidades, modelos e técnicas para a montagem do Cubo Mágico.
 ·         Incentivar e orientar os alunos e professores das Séries Finais a aprenderem a montar o cubo mágico (Formato 3x3x3).
 ·         Reunir alunos que sabem montar o cubo mágico para realizarem uma apresentação coletiva e competições, na Praça Nereu Ramos.
  
Ações/Atividades:
 ·         Apresentar o Projeto Cubo Mágico para os professores de matemática.
 ·         Convidar Carlos Alberto Cordeiro dos Santos para conversar com os professores, falar dos motivos que o levaram a levar o projeto para as escolas EMEIEF Professora Clotildes Maria Lalau e EMEIEF Vilson Lalau e também a patrocinar o projeto.
 ·         Distribuir 30 cubos mágicos para cada uma das 22 escolas.
 ·         Distribuir gravações dos vídeos com as sete etapas de montagem do cubo mágico, a apostila e reportagens motivadoras e informativas.
 ·         Os alunos aprenderão a montar o cubo mágico com orientações dos professores e assistindo vídeos tutoriais. Sugerimos o portal “Cubo Mágico Brasil” que ensina em 7 etapas.
 ·         Todo aluno que aprender a montar o cubo mágico deverá fazer uma apresentação na escola para que seja registrada a prova.
 ·         As escolas devem encaminhar uma foto do aluno, com as informações que seguem conforme o modelo. Caso, alguns alunos não aceitem aparecer na foto, devem informar os seus nomes.

·         Montar três murais com as fotografias dos alunos que montam cubo mágico: um mural na escola, um mural na Secretaria de Educação e outro na Casa da Cultura. 
       ·         Divulgar as fotografias dos alunos que montam cubo mágico no blog da Coordenação de Matemática da Secretaria de Educação.

 ·         A meta é atingir um mínimo de 200 alunos montando o cubo mágico. Será realizada uma apresentação coletiva e competição entre escolas, na Praça Nereu Ramos, no dia 17 (sábado) de outubro, no horário das 9h30 às 11 horas.
       Nesse dia os alunos da Rede Municipal de Cocal do Sul também estarão presentes para fazer uma apresentação como convidados.

·         Premiação:
- A escola que apresentar o maior percentual de alunos capazes de montar o cubo mágico garantirá para até no máximo 30 alunos, a participação numa viagem de estudos para conhecer a XXXI Feira Catarinense de Matemática, em Joinville, no dia 29 de outubro. As escolas devem registrar a ordem dos alunos que foram aprendendo a montar o cubo porque este será o critério de seleção, caso ultrapasse o limite de alunos que podem participar da viagem.

- Haverá uma competição entre as escolas oferecendo mais 12 vagas para a viagem ou quantidade necessária para completar no máximo 42 lugares do ônibus. Cada escola selecionará 4 representantes para participar da competição. Essa competição será realizada da seguinte forma: será vencedor o grupo de alunos que montar mais rápido 20 cubos.
Atenção: algumas alterações poderão ser feitas, caso se perceba a necessidade de melhorar as ações previstas.

2 comentários: