segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Campeonato de cubo mágico estimula estudantes

 Os alunos da Escola Municipal Angelo de Lucca participaram de um evento diferente nesta segunda-feira: um campeonato de cubo mágico. A competição mobilizou 53 estudantes, sendo que cada um deles teve três chances para montar o cubo no menor tempo possível. Os quatro alunos com melhor desempenho serão selecionados para a fase municipal, que será realizada no dia 17 de outubro, na Praça Nereu Ramos.  

Segundo a secretária municipal de educação, Rose Reynaud, o projeto mostra para os alunos que nem tudo depende de habilidade física, em algumas modalidades, o raciocínio é mais importante que a força. “Com o projeto, trabalhamos a matemática de forma ampla. Saber pensar é importante para o exercício diário de diversas atividades. Estamos no primeiro ano de projeto em nossa cidade, a tendência é que ele cresça e conquiste mais atletas da mente”, comenta a secretária. 
Para o diretor da escola, Marcio Floriano, o cubo mágico só trouxe benefícios para a instituição de ensino. “A meta é aumentar o número de praticantes da atividade. Isso vai ao encontro do que os próprios alunos buscam. Percebemos que o estimulo do raciocínio aumentou o interesse deles em outras disciplinas”, ressalta o gestor. 
Projeto é sucesso dentro da instituição 
Já são três meses de trabalho das professoras Patrícia Paegle e Adriana Sônego. O Projeto Cubo Mágico surpreende a cada dia. Com treino, sempre surge um novo estudante que conseguiu aprender a técnica. Além de desenvolver o raciocínio e a concentração, eleva a autoestima de cada um. 
Os quatro classificados para a etapa municipal serão conhecidos até o final dessa semana. A organização do campeonato está contabilizando os tempos. Na etapa municipal serão definidos os finalistas, estes seguem para Joinville e participam da Feira de Matemática, onde vão aprimorar seus conhecimentos. 
A aluna Bruna Dassoller, de 14 anos, é um dos destaques nas competições. A cada treino ela melhora os tempos e as habilidades. “Quando estou perto dos outros, fico nervosa, mas quando percebo que consegui montar o cubo da forma correta, sinto uma alegria imensa. Estou bem ansiosa com a possibilidade de classificação. São várias as questões que me animam: conhecer Joinville, uma cidade que nunca fui. E, principalmente, poder participar de uma feira de matemática”, ressalta Bruna.
( Colaboração: Milena dos Santos / Comunicação PMC )


Nenhum comentário:

Postar um comentário