domingo, 18 de outubro de 2015

EVENTO CUBO MÁGICO

 Neste sábado (16/10), alunos de 13 escolas da Rede Municipal de Criciúma participaram do evento Cubo Mágico, na Praça Nereu Ramos. As escolas Cristo Rei (Cocal do Sul) e Albino Zanatta (Jacinto Machado) foram convidadas. O Colégio Maximiliano Gaidzinski encantou o público com um robô desenvolvido para resolver o cubo mágico tradicional.
Subiram ao palco, 15 equipes de quatros alunos cada para representar as escolas. Eles resolveram 20 cubos mágicos na modalidade mais conhecida que é a 3x3x3.
Os melhores tempos foram das seguintes escolas: EMEIEF Lili Coelho (3´58´´), EMEIEF Ângelo De Luca (4´11´´), EMEIEF Jorge da Cunha Carneiro (5´34´´) e EMEIEF Érico Nonnenmacher (5´39´´). Os alunos Luiz Fernando Olivo, Marco Antonio Antunes, André Ramos e Darllan Honofre da Silva fizeram uma média de 48 segundos por cubo e com isso garantiram o primeiro lugar na competição.
A escola municipal Ângelo De Luca apresentou o maior percentual que alunos que aprenderam a resolver o cubo tradicional (54 dos 184 alunos dos Anos Finas do Ensino Fundamental) e por isso foi premiada com uma viagem de estudos para conhecer a XXXI Feira Catarinense de Matemática, em Joinville. As três equipes mais rápidas também foram premiadas, no entanto, a escola Ângelo De Luca ofereceu os quatro lugares a mais que conquistaram para a escola Érico Nonnenmacher. “Já fomos premiados com 30 lugares no ônibus. Um dos alunos faltou e a equipe dessa escola, mesmo em desvantagem, perdeu por uma diferença de apenas 5 segundos. Isso nos sensibilizou e tomamos essa decisão por questão de solidariedade”, justifica a diretora Renata Camilo.
O  fundador e administrador do site Cubo Mágico Brasil, Carlos de Alcântara (Brasília/DF) conversou com os participantes sobre os campeonatos oficiais, apresentou algumas medalhas e modelos diferentes de cubos. “Nos preparamos para quebrar recordes e vencer campeonatos e quando chegamos lá é até engraçado porque nos sentimos muito mais amigos do que competidores. Essa atitude da escola Angelo De Luca, onde fui muito bem recebido ontem, é uma prova de que o cubo mágico nos dá oportunidades de interagir com as pessoas e de criar laços de amizade”, observa Carlos.
O professor de matemática, Vidal Ramos, avalia o projeto com uma competição especial e significativa. “ Esse trabalho explorou o potencial imaginário e cognitivo dos alunos, algo que jamais tínhamos observado. Ofereceu a todos a mesma oportunidade de explorar os seus limites e neste sábado fechamos uma das etapas com chave de ouro, pois não tínhamos só competidores, tínhamos também alunos empenhados na parceria e no espírito de grupo. Foi uma lição de vida”.
A Secretaria de Educação, Rose Margareth Reynaud Mayr, anunciou que no dia 9 de julho de 2016, Criciúma irá sediar o primeiro Campeonato Oficial de Cubo Mágico em Santa Catarina.
Escola Albino Zanatta (Jacinto Machado)
Colégio Maximiliano Gaidzinski  (Cocal do Sul)
EEF Cristo Rei (Cocal do Sul)
EMEIEF Ângelo De Luca
EMEIEF Vilson Lalau
EMEIEF Casemiro Stachurski
EMEIEF Dionízio Milioli
EMEIEF Jorge da Cunha Carneiro
EMEIEF Judite Duarte de Oliveira
EMEIEF Lili Coelho
EMEIEF Ludovicco Cocollo
EMEIEF Serafina Miolioli Pescador
EMEIEF Érico Nonnenmacher
EMEIEF Padre José Francisco Bertero
EMEIEF Hercílio Amante
EMEIEF José Rosso

Nenhum comentário:

Postar um comentário