sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Projetos de Criciúma receberam Troféu Destaque na 32ª Feira Catarinense de Matemática

O Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e a Escola Municipal Hercílio Amante receberam troféus de destaque na 32ª Feira Catarinense de Matemática, realizada em Timbó, nos dias 26, 27 e 28 de outubro. O evento teve a finalidade de incentivar, divulgar e socializar as experiências, pesquisas e atividades matemáticas.
Resolução de problemas envolvendo, por exemplo, calculadora, robô hidráulico, formas geométricas de roupas africanas, um instrumento criado pelo famoso Pitágoras e produção de textos foi o tema orientado pela professora da rede municipal, Sinara Felisbino de Souza. O trabalho iniciado com a parceria de Katiane Pavan Lima e Jussara Fogaça incentivou a pesquisa, construção de materiais e produção de histórias em quadrinhos que exploravam conteúdos de acordo com o nível de conhecimentos adquiridos. “Passamos a enxergar a matemática de outra forma, nosso interesse aumentou e saímos da rotina. Sentimos confiança em apresentar para o público porque eles paravam para ouvir com atenção. Foi uma honra representar nossa cidade expondo o projeto, nestes três dias”, contaram as alunas Mariana Lessa Tomé e Emily Speck Natal.
Técnicas de codificação e decodificação de mensagem foi o assunto dos estudantes Matheus Colle Vieira e Thayse Simões do curso técnico em mecatrônica do IFSC. Os métodos de criptografia visam proteger informações em compras virtuais, transações bancárias e trocas de dados entre empresas. “Procuramos mostrar como matrizes, funções e números primos podem ser aplicados para proteger sites e softwares que requeiram armazenamento e compartilhamento de dados com segurança”, explicou o orientador, Bazilicio Manoel de Souza.

Alunos e professores da Educação Especial, Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior apresentaram 163 trabalhos oriundos de 57 municípios.


Um comentário:

  1. Olá, Boa Noite, me chamo Matheus, tenho 2 projetos matemáticos, um está 100 por cento concluído, já o outro em desenvolvimento, todos eles visam o conceito de que: a matemática está no universo dos códigos e na própria criptografia, são 2 projetos que comportam o também o tema da "probabilidade", ambos são muito complexos, porém muito interessantes por conta dos complementos que os compõem. Se vocês puderem e tenham interesse, estou á disposição para detalhar e muito mais, gratidão.

    ResponderExcluir