domingo, 27 de novembro de 2016

Alunos de Criciúma, Içara e Cocal do Sul são premiados em Florianópolis na ORM e ORMM

Escolas e 13 alunos de Criciúma, Cocal do Sul e Içara que participaram da 19ª Olimpíada Regional de Matemática (ORM) e da 6ª Olimpíada Regional de Matemática Mirim (ORMM) foram premiados, em Florianópolis, neste sábado, dia 26. A cerimônia aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). “Embora sejam chamadas de regionais, essas olimpíadas abrangem todo o estado. São competições de resolução de problemas de matemática que exigem, de seus participantes, muito mais imaginação e criatividade do que conteúdo. Os estudantes competem individualmente sem formar equipes. Essas olimpíadas são, portanto, voltadas para os estudantes e não promovem competições entre escolas”, explicou o coordenador regional, José Luiz Rosas Pinho.
A ORM iniciou em 1998 como um projeto de extensão da UFSC e, atualmente, participam nove professores do Departamento de Matemática, alunos bolsistas e voluntários. Neste ano cerca de 9000 estudantes de mais de 100 escolas públicas e particulares do estado de Santa Catarina participaram das provas da 1ª fase. Destes, quase 500 estudantes classificaram-se para a 2ª fase e 51 foram premiados com menções honrosas e medalhas.
O Departamento de Matemática criou em 2011 a ORMM, projeto de extensão direcionado para os estudantes do 5° ano do Ensino Fundamental. Neste ano participaram 548 estudantes de 5 escolas de Florianópolis, 3 de Cocal do Sul e uma de Içara. Destes, 42 estudantes também foram premiados.
Felipe Elton Pazini, Luis Cesar Donadel e Mateus Souza Benincá estudam na mesma turma do sétimo Ano da Escola Técnica SATC e também receberão medalhas do 3º Prêmio ACIC de Matemática, no próximo dia 2 de dezembro. “Aqui eu ganhei uma menção honrosa e o Felipe uma medalha de bronze. No prêmio da ACIC vamos receber medalha de ouro. O Luiz ganhou bronze aqui e é prata na ACIC. Estaremos juntos outra vez,” contou Mateus.
A Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro realizou no decorrer do ano o projeto Clubinho de Matemática. As professoras Dulcelena Vitoriano e Karine Mrotskoski trabalharam com 24 alunos do 6º ao 9º Ano, desenvolvendo atividades com foco em geometria e situações-problemas. “O aluno Gabriel Domingos Zanoni, premiado hoje com medalha de prata, junto com outros cinco alunos da escola também será premiado na ACIC. Ficamos muito felizes com o sucesso deles e isso nos motiva a continuar acreditando que podemos ajudá-los a descobrirem suas habilidades e a desenvolverem seus potenciais”, comentou a professora Dulcelena.
Segundo o coordenador estadual da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), Lício Hernanes Bezerra, no próximo ano as escolas particulares também poderão participara desta prova que era exclusiva das públicas. Não haverá mudanças na estrutura da olimpíada e as premiações das escolas particulares e públicas serão separadas. A Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM) terá apenas uma fase com objetivo de selecionar os representantes brasileiros nas olimpíadas internacionais.
https://youtu.be/1PhKTPC2ZHE

 Premiados da 19ª Olimpíada Regional de Matemática (ORM)
Criciúma
Escola Técnica SATC: Felipe Elton Pazini Savi (Medalha de Prata), Luis Cesar Donadel e Bruno de Lima (Medalha de Bronze) e Mateus Souza Benincá (Menção Honrosa)
Escola Municipal Jorge da Cunha Carneiro: Gabriel Domingos Zanoni (Medalha de Bronze) e Matheus Potrikus Machado (Menção Honrosa).
Cocal do Sul
Demétrio Bettiol: Luiz Carlos Possa Bendo (Menção Honrosa).
Içara
Escola Quintino Rizzieri: Maria Julia Lemos Ramos (Menção Honrosa)
Premiados com Menção Honrosa na 6ª Olimpíada Regional de Matemática (ORMM)
Cocal do Sul
Escola Demétrio Bettiol: Gabriela Padoin e Miguel Gomes Ricardo Miranda.
Escola Cristo Rei: Cauã Teixeira de Oliveira
Escola José Peruchi: Murilo Pacheco Ribeiro
Içara
Escola Quintino Rizzieri: Lucas Frasson Gabriel

Premiados da XIX Olimpíada Regional de Matemática (ORM) e
 também do 3º Prêmio ACI de Matemática


Nenhum comentário:

Postar um comentário