quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Projeto Cubo Mágico movimenta escolas da rede municipal

Todas as instituições que possuem ensino fundamental participam do projeto, que já apresenta mudanças positivas nos alunos


Criciúma (SC)

O mito de que para aprender a resolver o cubo mágico é preciso ser um prodígio e ter um raciocínio lógico fora do comum está sendo rompido por estudantes e educadores da rede municipal de Criciúma. Aproximadamente 200 alunos e mais de 20 professores descobriram que a solução está numa sequência de algoritmos e que é preciso um pouco de persistência para colocar cada cor do brinquedo na face correta.



Para essa descoberta, a Secretaria Municipal de Educação recebe apoio do proprietário do 1º Tabelionato de Notas e Protesto de Criciúma, Carlos Alberto dos Santos Cordeiro, que tem sido um grande incentivador do projeto Cubo Mágico, realizado pela Prefeitura de Criciúma. Cordeiro doou 660 cubos para que os alunos pudessem treinar e está patrocinando a viagem à cidade de Joinville, onde é realizada a 31ª Feira Catarinense de Matemática.

De acordo com a professora de Matemática da Escola Municipal Angelo de Luca, Patrícia Paegle, mesmo sem saber resolver o cubo, ela levou a proposta para a sala de aula, mostrando a seus alunos que estava disposta a aprender. “Nenhum dos meus alunos sabia montar o cubo, então iniciamos a aprendizagem juntos, do mesmo ponto. Apresentei os vídeos com tutoriais sugeridos. Hoje temos mais de 50 alunos que sabem resolvê-lo. Esse projeto não ensinou tanto a matemática, mas teve um foco maior nas habilidades não cognitivas. Vê-los interagir entre si a fim de buscar dicas, passos, técnicas, faz-me acreditar nas potencialidades que cada um de nós tem, sejam elas em quais áreas do conhecimento estiverem. Eu mesma concluí a montagem do cubo seguindo as orientações de um aluno. Isso não é fantástico?”, relata Patrícia.

Duas escolas da rede municipal realizaram um campeonato interno e já têm os alunos classificados que participarão da fase municipal. Na instituição Jorge da Cunha Carneiro, onde o professor Vidal Ramos já nota diferença no comportamento dos alunos durante o horário de intervalo, o aluno vencedor foi João Vitor Madeira Ramos, com uma média de 59 segundos. Já o educandário Angelo de Luca, que realizou o campeonato na última segunda-feira (17), classificou os estudantes Luciano Brino, com o tempo de 31.01 segundos, Maick Cardoso, 33.68, Wallace Mendes, 34.60, e Gabriel Frederico, com 37.71 segundos.

Segundo o estudante da Escola Municipal Casemiro Stachurski, César Augusto Alexandre Alves, ele aprendeu não por ter mais facilidade que os colegas, mas, sim, pela insistência. “Qualquer um que tiver interesse em aprender e estudar pode aprender. Tem diversos vídeos na internet que ensinam técnicas. Pensei que não iria me interessar tanto pelo cubo mágico, mas estou cada dia mais fascinado”, destaca.

Conforme o delegado dos campeonatos oficiais e representante do Campeonato Mundial de Cubo Mágico no Brasil, Rafael Cinoto, somente o empenho de professores e alunos tem levado o cubo mágico a muitas escolas. “Vários professores e pais relatam que, depois que os alunos e filhos aprendem a montar o cubo mágico, eles percebem melhoras na autoestima e na socialização dos jovens. Já estou preparando minha mochila para conhecer o exército de cubistas de Criciúma. Santa Catarina ainda não realizou nenhum campeonato oficial e acredito que esta cidade já está preparada para receber esse evento”, ressalta Cinoto.

Festa das Etnias e Praça Nereu Ramos receberão competidores

Entre os dias 1° e 6 de setembro, data em que será realizada a 27ª edição da Festa das Etnias, professores e alunos do Projeto Cubo Mágico estarão num espaço junto às oficinas, ensinando o público a desvendar e resolver o cubo mágico. Já no dia 17 de outubro, na Praça Nereu Ramos, todos farão uma apresentação coletiva e uma competição entre escolas.

Segundo a coordenadora pedagógica de Matemática da Secretaria de Educação e coordenadora do Projeto Cubo Mágico, Ana Lucia Pintro, graças ao projeto cubo mágico muitos benefícios têm sido vistos nas escolas. “Nossos professores e alunos estão realmente empenhados nesse projeto. No mês de outubro, na praça, já temos a presença confirmada do top 15 do Brasil em velocidade e ex-recordista sul-americano na modalidade de resolução do cubo mágico em menos movimentos, Carlos de Alcântara. Alunos das cidades de Cocal do Sul e Jacinto Machado também estarão presentes neste evento”, comenta Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário