sexta-feira, 17 de junho de 2016

Mais de 80 alunos da rede municipal de ensino de Criciúma participam da Olimpíada Brasileira de Matemática


Primeira etapa do desafio foi realizada nas Escolas Municipais de Ensino Infantil e Ensino Fundamental Casemiro Stachurski e Jorge de Cunha Carneiro na última sexta-feira, 17.

Está acontecendo no país a Olimpíada Brasileira de Matemática que tem como objetivo melhorar o ensino da disciplina no Brasil estimulando alunos e professores, bem como, revelar grandes talentos na área para que desenvolvam carreira de pesquisa através das condições favoráveis propiciadas pela competição.

As escolas municipais Jorge da Cunha Carneiro e Casemiro Stachurski estão inscritas no desafio, incentivadas pela Secretaria de Educação. “Esta é uma competição com um nível de exigência alto, onde alunos de todo Brasil com talento excepcional estão participando. Acredito que nossas crianças e adolescentes possuem potencial para obter resultados positivos para a nossa cidade. Nosso objetivo enquanto profissionais da educação é oportunizar para esses alunos uma chance de mostrar suas competências e despertar o senso de competição saudável através de seu raciocínio lógico”, falou a secretária municipal de educação, Rose Reynaud Mayr.

A primeira etapa da prova foi desenvolvida com questões de geometria, tratamento da informação, álgebra e aritmética. “A prova da primeira etapa é objetiva e funciona como uma peneira para a segunda etapa, que será descritiva e sem opções de resultado. O aluno terá que desenvolver os cálculos e colocar o número resultado que encontrar. Temos alunos com extrema facilidade na disciplina, esperamos que eles usufruam positivamente desta oportunidade, não deixando o nervosismo atrapalhar”, explicou professora de matemática, Dulcelena Vitoriano.

Entre os alunos do 6º ao 9º ano das escolas participantes está uma medalhista, Amanda Pizzeti Martinhago. A aluna do 8º ano da escola Jorge da Cunha Carneiro trouxe para casa no ano passado, a medalha de bronze da 4ª OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. “Estou ansiosa para saber o resultado da prova, gosto bastante dessa disciplina, pois tenho facilidade em solucionar os cálculos. Ano passado foi muito legal ganhar a medalha, me senti valorizada pela competição e pela escola, por proporcionar esta experiência” , falou Amanda.

A data para a publicação do gabarito da primeira etapa é nessa segunda-feira, 20. A próxima fase já tem data para acontecer, os alunos que atingirem a pontuação exigida farão a segunda prova no dia 16 de setembro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário