quarta-feira, 15 de junho de 2016

Premiados e destaques em matemática iniciam encontros do PIC e OBMEP na Escola


Alunos de Criciúma, Içara e Cocal do Sul, premiados com medalhas nas Olimpíadas de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) iniciaram encontros do Programa de Iniciação Científica (PIC), nesta quarta-feira (15/6).  Estudantes da escola estadual Arruda Ramos e da escola municipal Dionízio Mililoli, com bom desempenho em matemática também participam dos programas. Estão previstos 25 encontros no decorrer do ano com os 42 participantes.

Neste ano, o PIC será desenvolvido juntamente com o Programa de Formação de Professores e Alunos de Licenciatura em Matemática – OBMEP na Escola. Além dos encontros presenciais e virtuais, os cursistas realizam tarefas no portal, discussões virtuais em fóruns e avaliações. Também assistem videoaulas gravadas por professores do Instituto de Matemática Pura e Aplica (IMPA).

A professora Marlene Beloli Stairk organizou as aulas na escola municipal Dionízio Mililoli, com alunos do 6º ao 9º Ano. “Meu grupo foi formado por seis medalhistas e pelos quatorze alunos da nossa escola, classificados para realizar a prova da 2ª fase, que acontecerá em setembro,” confirmou Marlene. Nesta turma estão cadastrados Nicole dos Santos de Souza (Içara) e Carlos Eduardo Feliciano (Cocal do Sul). Eles devem participar, em breve, de uma cerimônia no Teatro Municipal do Rio de Janeiro para receber as suas medalhas de ouro.


Alunos dos 8º e 9º Anos e do Ensino Médio são orientados pela professora Karine Luiz Calegari Mrotskoski. Dentre eles, está Luiz Gustavo Fernandes (Içara) que participou de duas olimpíadas e em ambas conquistou medalhas de ouro. “A iniciação científica em matemática tem como objetivo auxiliar o desenvolvimento de habilidades de leitura e redação de textos matemáticos, fomentando, de modo independente e autônomo, o desenvolvimento de um raciocínio analítico e a capacidade de aprender coisas novas com metodologias adequadas. Muitos problemas interessantes e desafiadores serão utilizados,” explicou a professora formadora da Escola Básica Estadual Arruda Ramos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário