domingo, 14 de agosto de 2016

ACIC realiza formação na área de matemática

  
Professores das escolas particulares e públicas que participam do Prêmio ACIC de Matemática, dedicaram a manhã deste sábado, dia 13, para conhecer um pouco mais sobre as questões dessas provas. O curso de formação foi promovido pela Associação Empresarial de Criciúma (Acic) sob a coordenação dos professores Giuliano Boava da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Lucas Spillere Barchinski do Instituto Federal Catarinense (IFC). “Somos de Criciúma e assumimos o compromisso de participar desse prêmio com o intuito de melhorar a qualidade do ensino na região. Pretendemos colaborar com os professores que são os especialistas da sala de aula, trocando experiências e trabalhando conteúdos que provoquem o pensamento, a interpretação e a busca de soluções de problemas matemáticos,” comentou Lucas.

     A diretora executiva da ACIC, Maria Julita Volpato Gomes, explicou que o objetivo das provas não visava apenas diagnosticar a aprendizagem. Era preciso ir além da devolutiva dos resultados, oferecendo aos professores um momento de estudo e de discussão para ajudá-los no trabalho educativo. “Este curso proporcionou momentos de reflexão sobre os conteúdos desenvolvidos com os alunos do ensino fundamental, onde precisamos aplicar estratégias diferenciadas na resolução de problemas. Os professores usaram uma linguagem clara e esclareceram pontos importantes para que possamos ensinar de forma produtiva e significativa,” avaliaram as professoras Sandra Tramontin e Géssica Bortolotto.
     Em 2015, professores da rede municipal de Criciúma gravaram vídeos com as soluções das questões da 1ª Fase do 1º Prêmio ACIC de Matemática. As questões da 2ª Fase foram gravadas pelos representantes da equipe técnica conveniada, que são os profissionais que elaboraram e corrigiram as provas. O material foi disponibilizado na internet no canal da Secretaria Municipal de Educação. Representantes do Colégio Marista, Madre Tereza Michel e da escola SATC manifestaram interesse em colaborar com as gravações das questões das provas aplicadas na 1ª Fase do 2º prêmio.
     Aproximadamente setenta professores da área de matemática ou que atuam em turmas do 5º Ano inscreveram-se para participar dos três encontros programados. Os próximos acontecerão nos dias 3 de setembro e 1 de outubro.

Saiba mais
As gravações das questões da prova do 1º Prêmio ACIC de Matemática, realizadas em 2015, podem ser acessadas no blog da Coordenação de Matemática da Secretaria Municipal de Educação.
Blog: matematicacriciuma.blogspot.com.br
Grupo dos Anos Iniciais

Grupo de Matemática

Nenhum comentário:

Postar um comentário