segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Professores de matemática passam por capacitação na Acic

Professores de matemática das redes municipal, estadual e particular passaram por uma capacitação com especialistas na disciplina neste fim de semana na Associação Empresarial de Criciúma (Acic).
A iniciativa, que faz parte do Prêmio Acic de Matemática, foi dividida em dois grupos de professores do ensino fundamental da região Sul de Santa Catarina, um que compreende do 1º ao 5º ano e o segundo do 6º ao 9º ano.
A capacitação foi comandada pelos professores Giuliano Boava da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Lucas Spillere Barchinski do Instituto Federal Catarinense (IFC). De acordo com Barchinski, a matemática repassada aos professores não foi a ensinada no cotidiano.
“Trabalhamos a criatividade do conteúdo, talvez uma maneira que o professor nem tenha visto na própria faculdade. Assim, ele vai se sentir mais à vontade e seguro para trabalhar isso posteriormente com seus alunos”, detalha.
Ao todo, são três encontros e mais dois dias de capacitação estão programados. Os próximos ocorrerão nos dias 3 de setembro e 1º de outubro.
Para o presidente da Acic, César Smielevski, a qualificação do professor de matemática é o começo da criação do futuro. O objetivo final é promover a transformação dos alunos em profissionais qualificados e cidadãos respeitados começando pela fonte, que é o professor.
O conteúdo programático do curso envolve temas como paridade e fenômeno periódico (em geral); manipulação de frações, princípio fundamental de contagem, princípio de casa dos pombos e combinatória, operações algébricas, manipulação algébrica e sistemas de numeração, geometria, lógica matemática, interpretação de expressões e frases.
*Com informações do jornalista Douglas Saviato/Novo Texto Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário