quarta-feira, 30 de novembro de 2016

ANÁLISE DOS RESULTADOS OBTIDOS PELOS MUNICÍPIOS DA AMREC NA OBMEP – OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS 2016.

A 12ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP 2016) é uma realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) com apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), e promoção do Ministério da Ciência e Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Ministério da Educação (MEC).

Em 2016 aconteceu a sua 12ª edição atingindo quase a totalidade das escolas públicas brasileiras. Essa olimpíada já é a maior do mundo! Para a 1ª Fase foram inscritos na OBMEP 2014 um total de 17.839.424 alunos de 47.474 escolas, localizadas em municípios 99,5 % do total.

A prova da 1ª fase, realizada no dia 7 de junho, era composta de 20 questões objetivas (múltipla escolha) e aplicada nas próprias escolas. Coube a cada estabelecimento de ensino participante fazer a correção das provas dos níveis 1, 2 e 3 (com base em gabaritos enviados pela coordenação da OBMEP) e selecionar cerca de 5% dos alunos com melhor pontuação.

Classificaram-se para fazer a prova da 2ª fase que aconteceu no dia 10 de setembro, aproximadamente 41 mil escolas de todo o país. A prova da 2ª fase da OBMEP teve duração de três horas e era composta de seis questões discursivas, nas quais os alunos deviam expressar de forma clara os cálculos e o raciocínio empregado. A correção foi realizada em duas etapas – a primeira, regional, por professores universitários indicados pela coordenação da Olimpíada, e a segunda, nacional, por um grupo de professores supervisionado pelo comitê de provas da OBMEP.

Os alunos que participaram da 2ª Fase da Olimpíada de Matemática concorreram, em nível nacional, a 500 medalhas de ouro, 1500 medalhas de prata, 4500 medalhas de bronze e até 46200 Menções Honrosas. 


O município de Criciúma continua sem nunca ter sido premiado com medalha de ouro. Conquistou duas medalhas inéditas de prata e recebeu 42 Menções Menções Honrosas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário